Quem Somos

A APROFER – Associação Sindical dos Profissionais do Comando e Controlo Ferroviário, associa e representa os trabalhadores que exerçam funções de operação, comando, controlo, informação, gestão de circulação e conservação da infraestrutura ferroviária, que laborem em Centros de Comando Operacionais (CCO) da Infraestruturas de Portugal SA e no Posto de Comando Central (PCC) do Metro do Porto.

O projeto nasceu em 2007 da vontade dos trabalhadores da área de gestão ferroviária, que pretendiam uma representação sindical exclusiva para a categoria profissional de Controlador de Circulação nos futuros Centros de Comando Operacional (CCO) da então REFER EPE, futuramente IP SA.

No ano seguinte, alargou-se, integrando a categoria de Inspetores de Circulação.

Em 2013, integraram o projeto, os Reguladores do Posto de Comando Central (PCC) do Metro do Porto, que aumentaram significativamente a representação sindical da APROFER no meio sindical ferroviário Português.

Afirmamos ideais independentes, sem filiação política ou partidária e agimos mediante uma atitude positiva e construtiva, visando um diálogo permanente com as Empresas onde pertencemos.

Presentes como trabalhadores nos principais centros de decisão e gestão ferroviários, acompanhamos o serviço profissional desenvolvido pelos nossos Associados e demais trabalhadores, apresentando junto das Empresas as inconformidades verificadas e propostas construtivas, encontrando soluções realistas e viáveis, contribuindo para o bem-estar e o melhor desempenho profissional dos Trabalhadores, e consequentemente na imagem das Empresas.

Estamos presentes, acompanhamos e exigimos.

Visão

Liderar o sindicalismo dos Profissionais do Comando e Controlo Ferroviário Nacional.

Missão

Atingir a valorização dos Profissionais do Comando e Controlo ferroviário Nacional.

Valores

Defendemos e idealizamos um sindicalismo PRESENTE, PRÓPRIO e MODERNO.

PRESENTE – somos trabalhadores dos principais centros de decisão e gestão ferroviária, trabalhando e cuidando, todos os dias do ano;

PRÓPRIO – pensamos e agimos por nós, com total independência de movimentos políticos e partidários;

MODERNO – usamos a melhor tecnologia em prol dos nossos Associados.

Objetivos

1. Efetuar o acompanhamento profissional desenvolvido pelos nossos Associados;

2. Promover e exercer a defesa do seu bem-estar profissional, pessoal e familiar;

3. Incitar o desenvolvimento e valorização profissional de todos os trabalhadores.